Adolescência e puberdade

A adolescência pode parecer um período confuso pra muitas meninas porque elas estão num período intermediário, já não veem mais graça nas brincadeiras de crianças mas ao mesmo tempo não se sentem à vontade com os costumes adultos.

Não tem uma idade certa para o começo da adolescência e muitas pré-adolescentes já se sentem adolescentes, mas pode-se dizer que lá pelos 11 anos, uma menina certamente já chegou nessa fase.

Nessa fase, meninas e meninos começam a questionar mais os adultos. Surgem também os namoricos, as paqueras (ainda se usa esse termo, gente? Kkkkk) e a instabilidade emocional também é bem forte. É forte assim porque é nesse momento que se começa a ajustar a personalidade de cada adolescente e como não são mais crianças, mas também não são adultos, o lado emocional é uma montanha russa.

Junto com a formação da personalidade vem a transformação corporal, a puberdade.

Mas o que é puberdade?

IMG_5225É um período no desenvolvimento de meninos e meninas ligados a maturação sexual, que é a capacidade de procriar.

O corpo e a cabeça vão mudando juntos! O adolescente precisa organizar todas essas informações, sensações e sentimentos que vem junto com o crescimento e marca um renascimento. Ele nasce novamente, deixando para trás sua infância.

Essa época também é marcada por conflitos internos porque com as transformações do corpo, vêm também as insatisfações com esse próprio corpo, em especial com as meninas.

Algumas não se sentem felizes com os seios porque acham grandes demais ou pequenos demais, acham as pernas finas demais ou grossas demais, reclamam das espinhas no rosto, do nariz  muito “grande” ou do pé que é “enorme” hahahaha. Essas coisas que tiram o sono de qualquer adolescente, mas é tudo típico da idade, são encanações passageiras. Tudo isso vai passar!

IMG_5226Por isso é importante tirar dúvidas e conversar sobre os seus grilos e perturbações. Conversar sobre o seu corpo com sua mãe é importante, pedir conselhos e esclarecer dúvidas vai lhe ajudar a se sentir mais segura e confiante. Mas se você não quiser falar sobre isso, deve também ser respeitada, é um direito seu.

Mas saiba que com sua mãe ou uma tia legal ou uma grande amiga mais velha, você poderá desabafar sem medo de ser diminuída ou ridicularizada porque mãe e amigas sinceras são pra isso mesmo, né? Então nada de tristeza e chateação, vamos aproveitar essa idade porque ela só acontece uma vez na vida, certo meninas?

Um beijão pra vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *