Muitas espinhas na adolescência, por quê?

Os meninos detestam e as meninas detestam mais ainda… detestam quem? Ela! A acne, conhecida mais popularmente como espinhas!

Não-cutuque-as-espinhas

A pergunta mais repetida entre os adolescentes é: por que nós temos mais espinhas que os adultos?

347-Dicas-Cuidados-Como-Prevenir-Tratar-Cuidar-Acne-ou-EspinhasE lá fomos nós atrás dessa resposta porque aqui no BLOG, leitor não fica na mão hahahaha.

espinha3A acne surge mais forte na adolescência porque está relacionada a puberdade (já falamos sobre a puberdade em outro post). Nessa fase o corpo do adolescente está se transformando, crescendo e várias substâncias chamadas hormônios sexuais, são responsáveis por essas mudanças. Esses hormônios estimulam as glândulas sebáceas, que na adolescência, aumentam o seu tamanho e passam a produzir mais sebo (sebo é uma substância presente abaixo da nossa pele).

tirar-cravos-do-rostoApós essa fase de ajuste do corpo, as glândulas sebáceas voltam ao seu estado menos ativado e a frequência de espinhas na maioria das pessoas diminui.

O sebo tem uma função importante no corpo, ele age como um lubrificante natural da pele, evitando que os pelos fiquem quebradiços e diminuindo a perda de água da pele, quando o tempo está muito seco.

washingface-300x300Quando este sebo fica preso na base dos poros, é aí que causam os cravos e espinhas e pode ser um lugar perfeito para que bactérias se multipliquem. Por isso meninas, não se deve espremer espinhas e cravos porque isso pode gerar cicatrizes para o resto da vida. Mantenham a pele sempre limpa e hidratada, certo? Combinado? hahaha

doces_topo

Group of assorted fruits and vegetables
Group of assorted fruits and vegetables

Mais uma dica pra combater essas inoportunas espinhas é ter uma alimentação saudável. Diminuam os doces e os alimentos ricos em gorduras porque eles são “amigos” das espinhas. Aproveitem mais as frutas e verduras  que são ricas em sais minerais e protegem a pele dificultando o aparecimentos das “chatinhas” espinhas.

pele-bonita-visual-10Então estamos combinadas, né? As espinhas são uma fase e pra que elas não deixem marcas irreparáveis no seu rosto, cuide bem da sua pele e tenha uma alimentação saudável, sempre!!

Não esqueçam disto, miguxas! Beijinhos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *