Bullying, o mal do século

O que significa Bullying?

Bullying é uma palavra inglesa que significa intimidação. Tristemente vemos o quanto essa palavra tem aparecido em nosso meio. São muitos casos de perseguição, agressões nas escolas que estão transformando a vida de várias crianças e adolescentes num verdadeiro inferno.

Você já se deparou com algum caso de bullying ou já passou por isso? bull5Você saberia detectar um caso de bullying na sua frente?

Vamos conhecer mais profundamente como ele acontece:

O Bullying se refere a todas as formas de atitudes agressivas, intencionais que acontecem repetidas vezes. Essas agressões acontecem sem motivo algum, deixando a vítima constrangida, atormentada e humilhada.

bullie3O agressor provoca esse sofrimento no outro por puro prazer, faz para impor seu poder, através de constantes ameaças, insultos e agressões. Muitas vezes fazendo chantagens e tomando dinheiro e objetos de valor da vítima. O agressor tenta manter essa situação de opressão o máximo de tempo possível.

BullyingNa maioria das vezes a vítima sofre calada e passa a viver angustiada, amedrontada e em casos mais graves, pensando até em suicídio.

bullie3Os meninos com uma frequência muito maior estão mais envolvidos com o Bullying na escola, sendo como agressor ou como vítima. Também estão mais voltados para as agressões físicas. As meninas são em número menor, mas suas agressões causam a mesma dor e humilhação na vítima. Geralmente no caso das meninas, o Bullying se distingue principalmente como forma de difamação e exclusão, espalhando comentários maldosos, contando segredos, fazendo fofoca.

bullying-na-escolaPara uma criança principalmente, até um apelido pode ser motivo de pavor porque mexe com a autoestima dela e pode causar danos quase que irreparáveis ao longo da sua vida. Isso pode influenciar de maneira negativa todo seu futuro profissional e pessoal. Por isso a necessidade de aprender mais sobre ele, para que se possa exterminá-lo de vez das nossas vidas!

Pic-3-Anti-Bullying-Pic-2015-1015x661 O Bullying começou a ser pesquisado há cerca de 10 anos atrás na Europa, quando descobriram que essa violência estava por trás de muitas tentativas de suicídios de adolescentes. No Reino Unido, por decisão governamental, hoje todas as escolas já implantaram políticas antibullying.

what_is_bullyingO médico brasileiro Aramis Lopes Neto, coordenador de pesquisa da ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência) diz que “A única maneira de se combater o Bullying  é através da cooperação de todos os envolvidos: professores, funcionários, alunos e pais.”

bullying-stop-sign1É preciso que o empenho de todos seja total e completo, pois quando não há intervenções eficazes contra o Bullying, o espaço escolar torna-se totalmente corrompido e as crianças são afetadas de forma agressiva, passando a viver em estado de tensão aguda.

bull6Mais um dado interessante sobre o Bullying: ele atrapalha em 100% a aprendizagem causando a reprovação escolar, não só da vítima, mas do agressor também. Dados comprovam que normalmente os agressores são as crianças com maior porcentagem de reprovação escolar. Ou seja, é um sofrimento que alcança os dois lados, porém a vítima é quem mais sofre, definitivamente. Mas o agressor também sofrerá as consequências psicológicas dos seus atos porque depois de detectado o abuso, o agressor na maioria das vezes é tratado como marginal, delinquente o que também pode afetá-lo para o resto da vida!

imgHandler.ashxPor isso, o Bullying deve ser discutido, analisado, pesquisado e mostrado em todos os ambientes de convívio em grupo. Somente dessa forma e com a ajuda de todos, será possível acabar ou pelo menos diminuir, tantos casos de sofrimento infantil e adolescente.

Dia NÃO ao Bullying!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *